Como ter a sua própria marca de cosméticos?
Abrir uma marca de cosméticos pode ser algo promissor para quem tem espírito empreendedor e gosta do segmento de beleza e higiene pessoal. Você provavelmente sabe que a indústria de cremes, maquiagens e perfumes movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. O país ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de produtos do setor, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. (*)
No entanto, apesar de ser um mercado atraente, para obter sucesso é preciso ter muito cuidado na hora de lançar uma linha de cosméticos. Pensando nisso, preparamos este post com as melhores dicas para quem deseja abrir a sua própria marca, mas não sabe por onde começar. Continue a leitura e confira!
Avalie bem o mercado e as tendências
O primeiro passo é amadurecer a ideia. Pesquise bastante sobre a atual situação do segmento e as tendências futuras. Se você pensa em lançar uma linha de hidratantes para as pernas, por exemplo, é preciso estar por dentro do desempenho de outras marcas. Descubra que tipo de creme a concorrência está produzindo. Quais são os produtos que fazem mais sucesso com o público? E o que está faltando no mercado?
Pesquise em livros e na internet, converse com profissionais do setor e participe de eventos que possam proporcionar conhecimento. Dedique tempo para aprender como funciona a fabricação de produtos de higiene pessoal e cosméticos. Conheça os principais ingredientes que compõem cada processo produtivo. O quanto mais inserido você estiver nesse setor, maiores serão as chances de acertar, não é mesmo?
Defina o que você vai vender e a extensão da marca de cosméticos
São muitas as opções de produtos que podem ser criados neste ramo. O ideal é que, no início, a empresa foque em uma linha específica e lance as novidades aos poucos.
Primeiro, determine qual será o tipo de cosmético que você pretende vender: cremes para pele, shampoos, condicionadores, óleos, sabonetes líquidos e hidratantes são algumas das alternativas.
Depois, defina para quem serão destinados os produtos: homem ou mulher? Com poder aquisitivo alto ou baixo? Jovem ou adulto? Para isso, estude bem a demanda e a concorrência. Um segmento que se destaca atualmente e tem alto potencial de consumo é o de produtos cosméticos para homens. Diversas empresas têm investido em linhas exclusivas para o público masculino, oferecendo desde cremes para a pele, a perfumes e loções desodorantes.
Vale reforçar que a inovação é algo que está cada vez mais presente no setor de cosméticos e, portanto, precisa fazer parte do seu planejamento. Procure destacar a sua marca em relação às outras. O que ela vai proporcionar de diferente ao cliente?
Aposte na terceirização dos produtos
Engana-se quem pensa que terceirizar a produção é algo direcionado apenas para grandes organizações. No setor dos cosméticos, a terceirização é uma alternativa interessante para quem sonha em ter a sua própria marca. Isso porque ao direcionar toda a fabricação para uma empresa especialista no segmento, você não vai precisar se preocupar com o espaço que seria necessário para fazer a produção, equipe interna e poderá simplificar a sua estrutura administrativa.
Além disso, é possível dedicar mais atenção e tempo para outras áreas importantes do negócio, como vendas e marketing, visando turbinar os resultados. Resumindo, a terceirização pode ser usada como uma poderosa ferramenta estratégica, que contribui para o crescimento da marca.
Para isso, escolha uma empresa que seja capaz de reproduzir a fórmula dos seus cosméticos com excelência na qualidade e nos prazos estipulados. É fundamental ter a certeza de que o processo de fabricação será acompanhado por profissionais treinados e capacitados. Opte por uma empresa experiente, que já seja parceira de outros players do mercado e que possa realizar desde a produção à envase.
Assegure, também, que a ela irá atender às suas expectativas. Para isso, é fundamental comunicar com clareza aquilo você deseja e dar as instruções corretas. Assim, você terá a confiança de que o cliente vai receber o produto que comprou.
Conheça todas as normas e leis do setor
Os aspectos legais, técnicos, fiscais e regulamentares para a indústria de cosméticos são uma parte extremamente importante. Consulte especialistas e órgãos reguladores para conhecer as normas vigentes e minimizar qualquer tipo de adversidade.
Ao terceirizar a produção, é importante se certificar da origem e conformidade dos produtos. Por isso, é primordial apostar em uma empresa que respeite a legislação de órgãos reguladores como a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Além disso, a organização precisa atuar de acordo com as leis trabalhistas e garantir que os colaboradores recebam a segurança necessária.
Pense no conceito e na identidade da marca
Não é apenas a qualidade do produto que conquista o consumidor, mas também o conceito que a marca carrega. Apoiar a responsabilidade social, por exemplo, é uma boa ideia para a sua empresa defender.
Faz parte desta etapa definir o logo e o nome da marca, que deve ser curto, diferente da concorrência e fácil de decorar. Não copie outras empresas; faça algo único.
Estude o canal de vendas
Se você ainda não pensou como irá vender os produtos para os clientes, chegou a hora de fazer isso. Loja física, online ou distribuição para estabelecimentos revendedores são algumas opções.
Não existe um canal de vendas ideal, pois a escolha vai depender – e muito – das características do seu negócio. No entanto, vale uma dica de um canal que está em alta: as vendas pela internet no Brasil tiveram crescimento nominal de 5,2% no primeiro semestre de 2016, em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Ebit, empresa especialista no comércio eletrônico.
Independentemente do método de vendas escolhido, é importante adotar estratégias de venda para turbinar seus resultados. Tenha sempre em mente quais são os diferenciais da sua marca de cosméticos. Por que ela é extraordinária e precisa ser experimentada pelos clientes? Se a sua marca decidiu apoiar algum projeto social ou ambiental, por exemplo, dê destaque à atitude e valorize a responsabilidade da empresa.
E então, leitor, o que achou das dicas para ter a sua própria marca de cosméticos? Ficou alguma dúvida? Compartilhe com a gente sua opinião nos comentários abaixo!
* O dado é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Abihpec.