Terceirização de cosméticos com o certificado ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 – garantia de qualidade e cuidados com o meio ambiente

Como uma resposta aos impactos ambientais causados pelo crescimento desenfreado das indústrias nas últimas décadas, os consumidores e a sociedade em geral mudaram hábitos de consumo e passaram a preferir empresas que adotam atitudes éticas tanto ambiental quanto socialmente, que causem menos impacto possível e visem ao crescimento não só da própria empresa, como também da sociedade em que está inserida.

 

A fim de em firmar um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, a AGE do Brasil conquistou as certificações ISO 9001 (2011) e ISO 14001 (2012) e vem, constantemente, implantando medidas de boas práticas que otimizem a gestão da qualidade dos processos industriais de suas duas unidades, em Palhoça (SC) e Vinhedo (SP) – esta, em fase final de implantação das certificações. “A preocupação com a qualidade dos produtos e serviços, bem como a prevenção da poluição, não é novidade para empresas que buscam excelência. Pensando assim, a unidade de Palhoça da Age do Brasil alcançou em 2011 a certificação ISO 9001 e, no ano seguinte, a certificação ISO 14001”, endossa a gerente da Garantia da Qualidade da AGE, Nathália Souza.

 

Muito atrelado a “cuidados com o meio ambiente”, o conceito de sustentabilidade vai além, inferindo uma série de ações que visam atender às demandas atuais da população interferindo minimamente no futuro das próximas gerações e do planeta. Desse modo, engloba medidas que garantam desenvolvimento econômico com o menor impacto socioambiental. Por isso, mais que a preocupação em gerar menos resíduos ou tratá-los corretamente, por exemplo, uma empresa sustentável deve trabalhar em consonância com seus funcionários, seus clientes e toda a comunidade em seu entorno.

 

Implantar as medidas propostas pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) – ISO – significa que a empresa deseja melhorar suas práticas a fim de otimizar a produção e melhorar a qualidade dos produtos e serviços através da identificação de problemas, padronização dos processos, crescimento pessoal dos funcionários e desenvolvimento de lideranças.

 

A International Organization for Standardization tem sede em Genebra, na Suíça, e conta com mais de 160 países membros e trabalha para criar procedimentos-padrão a fim de melhorar a qualidade de empresas de todos os tipos e tamanhos. Sua representante no Brasil é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Conquistar uma certificação ISO agrega valor às organizações, que passam a prevenir ocorrências com maior efetividade e corrigir problemas de forma concisa e rápida, mobilizando todos os setores responsáveis em busca de um objetivo comum, reduzindo o desperdício e diminuindo os custos, demonstrando a busca constante por excelência e por se tornar referência no mercado. Essa é uma das preocupações da AGE do Brasil: “Ao investir na certificação ISO 9001 e ISO 14001 para a unidade de Vinhedo (SP), a AGE do Brasil reafirma o compromisso com a ética, transparência e profissionalismo que direcionam suas operações. Produzir com qualidade e respeitar o meio ambiente através de ações sustentáveis garante à AGE do Brasil o respeito e a contínua satisfação de seus clientes”, afirma a gerente da Garantia da Qualidade da empresa.

 

Hoje, diante de tantas crises ambientais, sociais e econômicas globais, pessoas de todas as esferas de consumo – de empresas que terceirizam a produção, as que comercializam, até o consumidor final – têm optado por produtos e serviços certificados e sustentáveis.

 

A certificação ISO 9001 é composta de requisitos voltados para a Gestão da Qualidade. Essa certificação visa nortear a implantação de sistemas de qualidade; orientar processos (desenvolvimento, instalação, produção, manutenção e auditoria); estabelecer diretrizes para o desenvolvimento sustentado, garantindo mais credibilidade e facilidade nas relações comerciais.

 

Trata-se de um conjunto de requisitos que estabelecem práticas para gestão ambiental, visando ao equilíbrio e à proteção do meio ambiente, minimizando possíveis problemas econômicos e sociais.

 

Para uma empresa conquistar essa certificação, é necessário estar de acordo com a legislação ambiental do país; treinar os funcionários para que obedeçam as normas que a regem, sendo capazes de identificar e solucionar problemas, de modo a diminuírem os gastos e os impactos ao meio ambiente.

 

A terceirização de serviços é um processo pelo qual se contrata terceiros para a realização de atividades, estabelecendo, assim, uma relação de parceria. Terceirizar a produção de cosméticos, portanto, é contratar outra empresa para executar as tarefas solicitadas por você, ou seja, a fabricação dos produtos que serão vendidos pela marca.

 

As vantagens da terceirização são muitas, por exemplo:

 

– Simplificação da estrutura de gestão e otimização do tempo;

– Redução de custos com a produção;

– Apoio de especialistas;

– Foco nos objetivos da empresa;

– Construção de grandes parcerias.

 

Ao optar pela terceirização na produção de cosméticos, busque por uma empresa que consiga reproduzir com perfeição a fórmula dos cosméticos e oferecer o serviço completo: da fabricação à envase dos produtos. É importante observar se as práticas da empresa em relação aos processos e aos cuidados com o meio ambiente estão de acordo com os valores e políticas praticadas pela contratante Por isso, as certificações ISO são tão importantes, pois garantem a qualidade e a preocupação da empresa com a sustentabilidade.

 

Um estudo mundial lançado pela União para o Biocomércio Ético (UEBT) em 2012 concluiu que 84% dos consumidores entrevistados disseram que deixariam de comprar produtos de beleza se soubessem que as fabricantes não adotam boas práticas ambientais e éticas. A tendência é de que esse número aumente a cada dia.

 

Na hora de terceirizar os serviços, portanto, é essencial optar por uma empresa que tenha essa preocupação em seus objetivos, estratégias e comportamento.

 

“Como única empresa terceirista de cosméticos a conquistar certificações nos sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001) e meio ambiente (ISO 14001), a AGE do Brasil garante aos clientes a produção e comercialização de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal de maneira controlada e personalizada, assegurando o atendimento aos requisitos técnicos, bem como às normas ambientais aplicáveis”, diz Nathália Souza, gerente da Garantia da Qualidade da AGE, reiterando sobre responsabilidade socioambiental da empresa – para muitos clientes, fator cada vez mais determinante na escolha de um produto.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Terceirização de cosméticos com o certificado ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 – garantia de … […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *