8 hábitos de pessoas bem-sucedidas

Os nossos hábitos diários são capazes de influenciar tanto no desempenho profissional, como no pessoal. Para ter uma vida de qualidade nesses dois campos, é necessário encontrar o equilíbrio como um todo. Nesse contexto, conhecer os hábitos de pessoas bem-sucedidas pode ser algo interessante para quem deseja rever seus comportamentos e melhorar resultados neste novo ano que está começando.

 

Como pessoas de sucesso trabalham para alcançar suas metas e ser cada dia mais felizes? O que elas fazem ou deixam de fazer? É isso que você vai descobrir no post de hoje. Vamos lá?

 

Os hábitos de pessoas bem-sucedidas

 

Ter iniciativa

Demonstrar atitude para tentar solucionar problemas que surgem na rotina da empresa ou sugerir ao gestor maneiras de resolvê-los são formas de tomar iniciativa. Não deixe que o medo de errar impeça você de assumir riscos. Pessoas que chegam ao topo já passaram por diversos fracassos.

 

Antes de atingir o sucesso, por exemplo, Steve Jobs, fundador da Apple, uma das marcas mais valiosas do mundo, foi afastado e demitido da sua própria companhia. Walt Disney também enfrentou inúmeros momentos difíceis. No entanto, apesar de tudo, os dois aprenderam a lidar com o fracasso e continuaram tendo iniciativa.

 

Aqui, vale uma dica extra: lembre-se de que tomar iniciativa não significa fazer qualquer coisa. Tenha em mente que agir sem pensar e planejar pode piorar a situação.

 

Manter relações saudáveis

Uma questão mal resolvida com algum familiar ou amigo acaba interferindo em nossa produtividade dentro e fora do trabalho, não é mesmo? Seja na vida pessoal ou profissional, dificilmente conseguimos ficar com a cabeça tranquila quando estamos com problemas para se relacionar com outras pessoas.

 

O conselho para evitar que isso aconteça é cultivar relações saudáveis e que transmitam boas energias para os dois lados. Exercite diariamente sua habilidade de ter paciência, compaixão e colocar-se no lugar do outro. Conviver em harmonia com as pessoas faz toda a diferença.

 

Definir objetivos a seguir

Quem vive sem metas profissionais e sonhos pessoais não sabe como é a sensação de vitória. Portanto, dedique-se a definir quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Pessoas bem-sucedidas sabem exatamente o que desejam e trabalham duro para que tudo seja conquistado com suor e esforço.

 

Não se desespere caso os objetivos não vierem à cabeça de imediato. É comum que eles mudem conforme o tempo passa e, por isso, devem ser reavaliados com frequência. Separe um tempo com calma para pensar sobre eles e, depois de defini-los, faça uma lista. Acredite que os seus alvos são atingíveis e mãos à obra!

 

Cuidar da saúde

Assim como é preciso manter boas relações interpessoais, cuidar da saúde é algo extremamente importante para quem quer atingir o sucesso – afinal, sem saúde você fica impossibilitado de correr atrás dos seus sonhos.

 

Portanto, mantenha uma rotina de alimentação saudável e equilibrada. Além de beber muita água, acrescente verduras, legumes e frutas no cardápio diário. Sempre que possível, aproveite o tempo livre para fazer atividades físicas. O recomendado é tentar se exercitar pelo menos três vezes por semana. Com o passar do tempo, você vai perceber que os exercícios fazem bem para o seu corpo e mente, e aumentam a sua imunidade.

 

Encontrar tempo para refletir sobre a vida

Sabe aqueles momentos de paz em que você está sozinho durante os dias de folga do trabalho? Eles são perfeitos para fazer reflexões e analisar como está a sua vida. Pensar nas lições de sucesso e fracasso aprendidas durante a semana nos prepara para o presente e futuro.

 

A reflexão também ajuda a avaliar se você está no caminho certo para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, para se tornar, assim, uma pessoa realizada e motivada.

 

Passar tempo com a família e amigos

A realização profissional repercute positivamente no seu bem-estar pessoal. Quando você recebe uma notícia boa no trabalho, como uma promoção, a primeira coisa que pensa é em comemorar com a família e amigos, certo?

 

Da mesma forma, aproveitar a vida com pessoas que ama faz de você uma pessoa mais feliz no trabalho. Portanto, curta com intensidade os momentos que tiver com a sua família, pois ficar perto de pessoas queridas faz um bem enorme. Gestos simples como um abraço matinal podem melhorar o seu dia.

 

Reserve, também, um tempo para os velhos e os novos amigos. Poucas coisas são tão gostosas como passar uma tarde conversando com eles. Você pode não perceber na hora, mas períodos como esses estimulam e dão força para seguir em frente. Tente encontrar um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional.

 

Buscar novos aprendizados

 

Aprender uma coisa nova, seja ela qual for, é algo motivador e capaz de agregar muito valor dentro e fora do trabalho. Às vezes, um filme que você vê em casa proporciona conhecimentos que serão aproveitados nas tarefas diárias da empresa.

 

Portanto, neste novo ano, experimente dedicar-se a adquirir conteúdo de qualidade. Ler livros, jornais, revistas e artigos como esse, fazer cursos presenciais ou online, assistir a vídeos, filmes e documentários. São muitas as atividades que propiciam conhecimentos que te tornam uma pessoa melhor. Bill Gates, fundador da Microsoft e empresário de sucesso, lê 50 livros por ano, mas você pode começar com uma meta bem menos agressiva, combinado?

 

Além disso, procure conversar com pessoas de diferentes repertórios e pontos de vista, que sejam capazes de transmitir suas experiências. Para construir nossas opiniões é importante ouvir as visões dos outros.

 

Fazer coisas que ama

Por fim, mas não menos importante, cultive o hábito de fazer coisas que você ama e sinta prazer. Passear com o cachorro, ouvir música, visitar os parentes, ir à praia, pintar e etc. Por mais corrida que a rotina esteja, não deixe de praticar as atividades que te fazem bem.