carreira

Investimentos geram carreiras promissoras

Promover um ambiente corporativo saudável, que reconhece os esforços do colaborador, valoriza suas iniciativas e o estimula a crescer é um dos desafios das corporações na atualidade.  Isso porque, além da necessidade de reter talentos, as empresas sabem que a valorização implica na motivação, no comprometimento e gera bons resultados, uma vez que um profissional satisfeito fica mais estimulado a produzir, a inovar, a permanecer no grupo e a compartilhar experiências, o que traz benefícios para toda a corporação.

Assim, promover uma carreira promissora na indústria é tarefa que requer investimentos de ambas as partes: tanto da empresa quanto do funcionário. Do lado da companhia, surge a necessidade de criar ações que favoreçam o reconhecimento e a dedicação dos colaboradores, bem como o aumento de sua capacitação, gerando envolvimento e o sentimento de pertencimento à corporação. Aos funcionários, além da vontade de crescer, vem o compromisso em se capacitar e aproveitar de modo saudável as oportunidades oferecidas pela instituição.

 

Crescimento e referência na carreira

Dentro deste cenário, as empresas precisam investir em ideias, soluções e inovações que mantenham seus talentos. E isso cabe para grupos de todos os tamanhos. Organizações modernas que procuram bons resultados e desejam reter talentos sabem que um ambiente de trabalho saudável é de suma importância para o sucesso da companhia.

Em ambientes como esses, são comuns exemplos de funcionários que iniciaram suas funções em atividades simples como a de auxiliar e, aos poucos, cresceram, chegando ao posto de supervisor ou coordenador. Na AGE do Brasil temos bons exemplos disso. Gente que abraçou as oportunidades, construiu uma carreira sólida e que se tornou referência para os demais colaboradores, estimulando-os a crescer também.

Ficou interessando sobre o tema e deseja aperfeiçoar a sua carreira? Acompanhe as dicas abaixo:

1)      Avalie o seu grau de formação

verifique o seu grau de formação e analise se não está na hora de se aperfeiçoar com um curso novo – técnico, de graduação, ou uma pós-graduação na sua área de atuação. Algumas empresas possuem programas de incentivo e, se este é o caso da instituição em que você atua, não pense duas vezes, aproveite.  Muitos técnicos em química, por exemplo, acabam se tornando excelentes engenheiros e empreendedores, pois já possuem experiência de mercado, o que faz a diferença no dia a dia.

 

2)      Planeje o seu futuro

uma carreira promissora na indústria também requer planejamento. Analise o mercado em que você está inserido, avalie o setor, identifique novas possibilidades de ação dentro daquilo que você já faz, descubra novos nichos. Dentro do seu perfil, trace metas, propósitos e estratégias de ação definindo prazos que nortearão a sua caminhada.

 

3)      Aperfeiçoe habilidades e conheça a si mesmo

nem todo mundo nasceu um grande orador ou um apaixonado por cálculo. Algumas pessoas são mais introvertidas e outras mais extrovertidas. Ciente dos seus pontos fortes e dos seus pontos limitantes, aperfeiçoe ainda mais os fortes e tente melhorar os fracos, de modo a deixá-los menos evidentes. Procure colocações onde você possa por em prática os seus talentos naturais e lembre que uma boa comunicação oral e escrita, capacidade para trabalho em equipe, noções básicas de informática e um segundo idioma fazem a diferença.

 

4)      Conheça o setor em que você atua

Isso abre caminhos para avaliar cenários e organizar a sua caminhada – seja interna, dentro da empresa em que você já atua, ou numa outra, com a qual você se identifica e na qual almeja trabalhar.

 

carreira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *