ambiente de trabalho agradável

7 dicas para manter um ambiente de trabalho agradável

Manter um relacionamento interpessoal agradável é fundamental em qualquer esfera. No ambiente de trabalho, onde passamos muitas horas por semana, em local fechado, com pessoas muito diferentes de nós, isso se torna ainda mais importante, para que os objetivos comuns e bons resultados sejam alcançados pela equipe e para toda a empresa. E claro, com qualidade de vida para todos os envolvidos.

Em todas as nossas atividades cotidianas nós comunicamos algo, muito além do que expressamos verbalmente. Nossa postura durante uma conversa, o modo como gesticulamos, nossas expressões faciais e a entonação da fala formam um conjunto complexo que alteram o modo como nossos interlocutores recebem o que comunicamos. Desse modo, tanto quanto cuidar do que dizemos, devemos também observar o modo como falamos e como nos portamos diante dos outros.

[Leia também: 8 hábitos de pessoas bem-sucedidas]

Algumas atitudes simples são essenciais para driblar as diferenças dentro da empresa e tornar o dia a dia e o trabalho mais prazerosos e eficientes.

 

COMO MANTER UM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL

Separamos sete dicas simples para você dar o primeiro passo para melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. O segredo é fazer uma autoavalição periodicamente, a fim de entender se a sua postura em relação aos seus colegas e seus superiores está adequada e amigável.

ambiente de trabalho agradável

Exerça a empatia

Colocar-se no lugar do outro nem sempre é fácil, mas é um exercício bastante necessário para manter um convívio sadio. Uma comunidade é feita de indivíduos com diferentes valores, maneiras de agir, sonhos etc. e é essa diferença que faz o convívio com outras pessoas tão enriquecedor.

Antes de julgar uma pessoa por determinada atitude, busque saber de onde ela veio e quais os fatores a influenciaram para agir de tal maneira.

Escute os outros

A milenar sabedoria oriental ensina que “um homem comum fala, um sábio escuta”. Praticar a escuta é a primeira atitude de quem deseja ser mais empático. Para isso, dispa-se de preconceitos e ouça o que o outro tem para ensinar.

Relativize

Ao ouvir o outro, repense posturas antigas e considere rever opiniões e hábitos enraizados. Você não vai perder sua essência se perceber que alguns pensamentos podem (e devem ser mudados). Mudar velhas opiniões pode ser o início de grandes transformações.

Saiba dar feedbacks

É importante dar feedback das atividades a todos os envolvidos, porém, somente os elogios devem ser falados em público. Quando o feedback for negativo, prefira falar particularmente, e jamais adote um tom agressivo.

Não faça fofoca

Participar de conversas cujo tema seja outro colega não acrescenta em nada. Evite ao máximo estar perto de pessoas que levam e trazem informações de terceiros. Se você for alvo da fofoca, converse diretamente com quem a gerou e procure solucionar o caso de maneira rápida e sem envolver outras pessoas.

Compartilhe ideias

Trocar ideias é ótimo para o crescimento pessoal e profissional, além de render momentos bastante prazerosos. E você não precisa falar somente sobre trabalho! Viu um filme que gostou ou foi a um restaurante que acha que seu colega poderá gostar? Indique, converse sobre.

Preste atenção à comunicação não verbal

Como dissemos anteriormente, não comunicamos somente aquilo que falamos, mas também como nos portamos enquanto falamos ou ouvimos. Veja se, ao conversar com alguém, você parece estar aberto ao diálogo ou está adotando uma postura defensiva ou dispersa. Cara fechada, braços cruzados, olhar longe, balançar as pernas, entre outros, podem ser sinal de que você não está gostando da conversa.

Essas são somente algumas atitudes que podem mudar a qualidade de vida e tornar melhor o ambiente de trabalho. Que tal começar a praticá-las ainda hoje?

ambiente de trabalho agradável

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *