Conheça 7 habilidades de um bom líder para comandar uma equipe de sucesso!

Muito mais do que saber delegar funções e cobrar resultados, um bom líder deve desenvolver habilidades específicas para influenciar positivamente – prezando pela ética e pela moral – seus funcionários. O objetivo é tentar garantir a segurança e a qualidade de vida no trabalho, para que todos se sintam motivados a buscarem os melhores resultados, tanto individual quanto coletivamente. O líder do século XXI não é mais austero e intransigente, pelo contrário, ele preza pelo diálogo, conhece as dores e as alegrias de seus comandados e se posiciona ao lado deles, como um capitão de um time que joga junto para conquistar uma vitória de todos. Além das qualidades inatas, é possível desenvolver habilidades que tornam uma pessoa comum em um exemplo de liderança.

 

CONHEÇA AS HABILIDADES QUE CARACTERIZAM UM BOM LÍDER 

Honestidade

Trata-se de uma qualidade que deveria ser regra para todas as pessoas. É impossível manter qualquer tipo de relação sadia com pessoas que não prezam pela verdade e pela honestidade. Pessoas que exercem cargos de liderança servem de modelo para outras, por essa razão, suas atitudes devem ser ainda mais pensadas a fim de não abrir maus precedentes e não pôr em xeque a credibilidade da empresa.

 

Estar disposto a ouvir e dialogar

Um bom líder mantém aberto o canal de comunicação entre chefia e funcionários, ouvindo os trabalhadores e ponderando suas colocações. Abrir espaço para conversa, que pode ser individual ou por meio de representantes da equipe pode render bons projetos. Saber quais as dificuldades dos funcionários com relação aos processos também ajuda a ajustar o fluxo de produção e pensar em métodos mais eficientes. Afinal, somente quem está na linha de produção diariamente é capaz de entender seu funcionamento e propor melhorias.

 

Ter senso de justiça

O senso de justiça caminha lado a lado com o senso de liderança. Seja para delegar funções, seja para cobrar resultados ou até para mediar conflitos entre funcionários da equipe, é essencial que o líder seja justo, que ouça os envolvidos, conheça profundamente o caso e mantenha a imparcialidade ao tomar decisões.

 

Conhecer seus funcionários

Promover momentos de integração dentro da própria equipe, entre funcionários de outros setores e com a diretoria é fundamental para manter um bom clima na empresa. Eventos que envolvam os familiares dos trabalhadores também são importantes. Mantenha um calendário com algumas festas fixas, por exemplo: Dia do Trabalho, Festa da Família e Natal.

 

Uma semana de jogos e atividades culturais mobiliza e fortalecem o espírito de equipe; dinâmicas de grupo podem mostrar novas formas de resolver questões que podem ser aplicadas no trabalho. Ao avaliar o rendimento individual, busque investigar as causas de desvios ou queda de produção antes de tomar atitudes. Converse com o funcionário, saiba se há problemas de saúde, na família, veja como a empresa pode ajudá-lo a superar esse mau momento. Lembre-se sempre de que está lindando com pessoas que têm vida além do trabalho e que, por mais profissionais que sejam, há momentos em que é impossível se desligar dos problemas pessoais. Atitudes humanas enobrecem a liderança.

 

Ter autoconhecimento

Quais as suas maiores qualidades? E seus maiores defeitos? Saber o que você pode acrescentar para a empresa e seus funcionários é tão importante quanto reconhecer suas fraquezas. Somente com o autoconhecimento é possível melhorar, estudar e buscar o crescimento individual. Se falhar, reconheça o erro, peça desculpas, corrija e continue em frente.

 

Experiência e criatividade para solucionar problemas rapidamente

Um excelente profissional se faz com anos de estudo. Dedicação e compromisso com o trabalho são sempre importantes. Mas também é preciso saber quando usar a intuição e a criatividade para resolver demandas. Um bom líder tem jogo de cintura e negocia as ações prezando pelo bem-estar dos trabalhadores e pelos resultados positivos da empresa.

 

Entre as habilidades de um bom líder está saber improvisar e agir com as ferramentas e conforme as possibilidades do momento é uma qualidade rara, mas que pode ser desenvolvidas a partir do estudo, da observação e do diálogo. Ter atitudes positivas e manter o bom humor também ajudam na hora de encontrar soluções rápidas e eficazes para os problemas!

 

Aceitar as diferenças

No ambiente de trabalho não deve haver preconceitos e intransigências. O convívio entre pessoas de culturas, religiões, orientações e histórias diversas é altamente enriquecedor e agrega valor à equipe. A imagem do grande líder intransigente ficou no passado, e ser flexível é uma característica dos maiores chefes e governantes da atualidade. Afinal, você preferiria trabalhar com Barack Obama ou com Kim Jong-un?

 

UM BOM AMBIENTE DE TRABALHO GERA BONS RESULTADOS

Por mais compromissada com os resultados que seja a empresa, é preciso ter sempre em mente de que a força do trabalho vem de pessoas, cada uma com seus defeitos e qualidades, seus pontos fortes – que devem ser valorizados – e pontos fracos – que devem ser cuidados. Atender a isso é função dos bons líderes e da gestão de recursos humanos. Muitos estudos recentes apontam para a importância da cultura do bem-estar no ambiente de trabalho, reconhecendo o funcionário integralmente, buscando entender seus anseios, sua vida familiar, seus valores individuais e agregando isso aos valores e metas da empresa. A cultura da qualidade de vida no trabalho impacta positivamente na produção, nos resultados financeiros e no sucesso da empresa.

1 responder
  1. Roswitha says:

    Nota dez.
    Se todos pudessem trabalhar num ambiente que observa estes ítens, nosso Brasil seria muuuuito melhor.

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